segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O justo e o cedro do Líbano




Na Bíblia temos muitos exemplos com muitas aplicações para a nossa vida. Quero compartilhar com vocês a respeito de um tipo de árvore: " O cedro do Líbano".
O cedro do Líbano é uma árvore majestosa que encontramos especialmente nas regiões montanhosas do Líbano, Síria e Turquia. Essa árvore vive centenas de anos, e é considerada um símbolo de força e eternidade. Os fenícios usavam o cedro do Líbano para construir embarcações. Salomão usou cedro do Líbano para construir o templo. 

1-Processo Lento
O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Salmos 92:12
O cedro do Líbano cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer.
O Cristão é como o cedro do Líbano e, portanto, tem a promessa de crescer. Ainda que o seu crescimento seja lento conforme a experiência do cedro, ele acontecerá e se tornará visível a todos. O objetivo dos filhos de Deus, principalmente nos primeiros anos da vida cristã, não deve estar no crescimento em si, mas no lançar das suas raízes.
Nos três primeiros anos o cedro do Líbano possui uma raiz de 1,5m de profundidade, e uma planta comum tem a raiz de cinco centímetros de profundidade.
Quantas pessoas entram na Igreja e já querem pregar igual ao pastor? Quantas pessoas entram na igreja e o desejo delas é mostrar trabalho, ao invés de lançar raízes? Hoje temos pessoas preocupadas porque estão percebendo que não tem crescido espiritualmente. Precisamos aprofundar nossas raízes. E como fazemos isso? Com oração, leitura da Bíblia, com prática das disciplinas espirituais. Quanto mais formos atraídos por Deus mais firmes ficarão nossas raízes, e no tempo certo o crescimento será visível, será externo. As raízes vão ser tão firmes, que não nos importará se vou estar aqui no púlpito aparecendo ou não, o que vai importar é que minhas raízes estão firmadas em Deus.
Além do cedro do Líbano ter um processo lento, ele tem:

2. Raízes bastante profundas
O cedro do Líbano suporta muito calor e muito vento, suas raízes não dependem nada da chuva porque suas raízes vão buscar águas nos lençóis freáticos (que é o lugar nas profundezas que tem água potável).
Assim deve ser a nossa vida, não podemos ficar dependendo de fatos externos, devemos agir. Temos que suportar as dificuldades que aparecem na nossa vida, e não ficarmos fugindo.
Tem gente que diz que não cresce porque a Igreja está passando um momento difícil, porque os irmãos não ajudam. Se não tomarmos cuidado sempre vamos dar uma desculpa para o que acontece conosco. Devemos fazer como as raízes do cedro, sem chuva, pode vir o que for, eu vou o máximo que puder e vou encontrar águas profundas, mesmo quando a situação está desfavorável.
Sabemos que temos 3 inimigos: A carne, o diabo e o mundo. Muita gente vive colocando culpa no diabo, ou no mundo, na maioria das vezes o erro está em nós mesmos.
Quantas vezes olhamos para as circunstâncias? Agimos de acordo com que estamos vendo. Muitas vezes ficamos desesperados por alguma situação que está acontecendo, temos que buscar forças no Senhor pra firmarmos nossas raízes. Temos que buscar, buscar e buscar. Aproveitar enquanto há tempo.
Além de o processo ser lento, as raízes serem profundas, as raízes do cedro do Líbano também:

3. Abraçam as pedras
Tem muitas plantas que quando suas raízes alcançam as pedras, as raízes param de crescer e em alguns casos as plantas chegam até a morrer. Já no caso do cedro do Líbano quando suas raízes encontram as pedras, ao invés delas pararem de crescer elas dão um verdadeiro abraço nas pedras e continuam crescendo. E quanto mais as raízes abraçam a rocha, mais as raízes vão ficando firmes.
Assim é a vida dos justos, não para de crescer, pode vir a pedra, pode vir o que for, qualquer empecilho, o justo vai sempre crescer, mesmo que as pessoas não estejam enxergando.
Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Salmo 92:13. Aqui o salmista faz referência a casa do Senhor que nesse período era o templo. Aqui temos a importância e a necessidade de congregarmos no Templo.
Algumas lições podemos aprender com esse texto:
1 – O lugar do justo é na Casa de Deus, junto com o povo de Deus.
2 - Somente congregando que o justo florescerá, pois é nos átrios do Senhor que ele recebe a ministração da Palavra de Deus.
3 – É na igreja, como o povo de Deus, que somos alvos da graça de Deus, da benção e do fortalecimento.
4 – Você foi plantado na igreja que você estar agora, nesses átrios, é aí que você deve florescer e crescer para a glória de Deus.
5 – Floresça onde você foi plantado.
Quantos deixam de crescer, mudando constantemente de igreja, aparece um empecilho e logo trocam de igreja. Trocam de igreja como trocam de roupa. Nunca floresceram como a palmeira e não cresceram como o cedro do Líbano.
O Resultado de quem congrega na Casa de Deus (v. 14-15)
“Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.”

Deus abençoe. Um grande abraço!
 

Nenhum comentário: