sábado, 26 de fevereiro de 2011

DESERTO - A escola de Deus


Texto básico: (I Reis 17:1-10)

No ano 931, com a morte do rei Salomão, o reino foi dividido. Dez tribos sismáticas seguiram a liderança de Jeroboão I, formando o que conhecemos de Reino do Norte. O reino do Norte durou 209 anos, porque em 722 foi levado cativo pela Assíria, e de lá nunca mais retornou.
Nos 209 anos, o Reino do Norte teve 19 reis em 8 dinastias diferentes e nenhum rei andou com Deus.
O interessante é que o rei Acabe recebeu o título de pior rei da história (I Reis 16:30). Como se não bastasse, esse rei casou-se com a pior mulher do mundo, Jezabel(I Reis 16:31). Uma mulher assassina, feiticeira e mandona. O rei era um "boneco" nas mãos dela. Essa mulher implantou o culto a Baal (deus pagão) e perseguiu e matou profetas de Deus.
Esse foi um tempo de crise, de apostasia, tempo de perseguição, de sequidão espiritual. Mas é nesse tempo que DEUS levanta um homem para fazer diferença na história daquele país.

Quem é esse homem? Qual o perfil dele?

1 - (I Reis 17:1) - Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade... Não está falando seu sobrenome, nem da sua família, está falando da sua procedência geográfica. Ele era de Tisbe (lugar não localizado no mapa, sem projeção, "insignificante", sem destaque). Elias não era de uma família sacerdotal, não era discípulos dos profetas, não tinha medalhas, nem diplomas... era simplesmente Elias o tisbita.

Logo aprendemos que Deus não precisa de "astros" para fazer a Sua obra, mas de pessoas que se apresentem disponíveis em Suas mãos. DEUS não divide sua glóra com ninguém

2 - "...Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou," Elias andava na presença de Deus.

3 - (I Reis 17:2-3) - Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

Quem gosta do deserto? 
O deserto não nos promove, nos humilha. Mas o deserto não é o acaso, não é um acidente, é a escola onde Deus treina, capacita os seus obreiros. No deserto Deus desmama você das glórias do mundo, no deserto Deus trabalha em você, antes de trabalhar através de você. Pois Ele está mais interessado em quem você é do que no que você faz.
No deserto você aprende a depender mais do Provedor do que na provisão. 
O deserto não é para destruir você, é para treinar você, te capacitar.

4 - (I Reis 17:7) -E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.

O que fazer quando você está no lugar que Deus mandou estar, fazendo o que Deus mandou fazer e sua fonte seca?

Quando sua fonte seca, Deus sabe aonde você está, sabe para onde você deve ir e sabe o que você deve fazer. Sua fonte pode até secar, mas a de Deus nunca secará. Sua provisão pode até acabar, mas a provisão de Deus jamais cessará.
Você não depende da provisão, você depende do provedor, JESUS.

QUANDO DEUS LEVA VOCÊ PARA O DESERTO É PORQUE ELE QUER TRABALHAR EM VOCÊ, PARA DEPOIS TRABALHAR ATRAVÉS DE VOCÊ.

CBGP

2 comentários:

Irmão Amado disse...

Verdadeiramente o deserto é uma escola do Senhor, quando a pessoa é verdadeiramente convertida. E já aprendeu a dá graças por tudo; pois para os murmuradores!!!! misericórdia.

Alguém disse...

Se todo o crente entendesse que a escola de Deus é o deserto, certamente existiriam crentes melhores hoje em dia.
As pessoas hoje só querem saber de teologia da prosperidade...

Abraço!

Eu sei que ainda existem crentes fiéis a Deus.