quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Uma pessoa determinada



Uma pessoa determinada é aquela que decide firmemente, suas decisões estão baseadas em princípios, é uma pessoa que faz suas escolhas verificando as possibilidades e agindo com inteligência,tem convicção, sabe o que quer, tem propósito, tem objetivos, ideais.
Como alguém, longe de tudo e de todos consegue ser uma pessoa determinada?
Daniel foi levado cativo para Babilônia ainda jovem. Um lugar cuja cultura era diferente, idioma diferente, mas diante de tudo e de todos ele determinou no seu coração: "EU DECIDO não me contaminar".
Aquelas comidas da Babilônia eram consagradas a demônios, e Daniel decidiu não se contaminar com aqueles alimentos. 
Precisamos entender que tudo aquilo que pode perturbar o nosso relacionamento com Deus, é necessário determinar como Daniel: Eu decido não me contaminar.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Coríntios 6:12).
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.(1 Coríntios 10:23).
(...)Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. (2 Pedro 2:19)
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
1 João 2:15
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.(1 João 2:15)
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;(1 Tessalonicenses 4:3)
Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.(1 Pedro 4:2)
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.(Romanos 12:2)
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.(1 Pedro 1:15-16)

Daniel, por ser determinado, decidiu com quem se relacionar, escolheu seu amigos (Hananias, Misael e Azarias). Quem são seus amigos? Precisamos tomar muito cuidado!
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.(1 Coríntios 15:33)
O apóstolo Paulo tinha amigos: Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo.(2 Coríntios 8:23)
Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades.(Filipenses 2:25)
 Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.(Provérbios 18:1)
O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.(Provérbios 18:24)

Daniel tinha propósito. E você, qual é o seu objetivo? A distância entre o seu sonho e a realidade são suas decisões! Daniel decidiu ser diferente!
Daniel se viu no propósto, agiu em direção ao propósito, foi disciplinado.
Disse Daniel: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.(Daniel 1:12)
Daniel, teve as adversidades e lutas como energia. Oportunidade para glorificar a Deus.
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.(Daniel 6:10)


Não tome decisões superficiais!
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.(Provérbios 4:23)

Sabe quais serão os resultados?

Deus vai ajudar você: Observe que em Daniel 1:8, a decisão é de Daniel, mas no versículo 9 e 17 mostra o agir de Deus por causa da sua escolha.
 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.(Daniel 1:8-9)

Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.(Daniel 1:17)

Você vai se destacar:
 E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram {assistindo}) diante do rei.
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.(Daniel 1:19-20)

Deus vai te levar para lugares altos:
Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia.
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.(Daniel 2:48-49)

Seja determinado!!!

Nenhum comentário: