segunda-feira, 6 de junho de 2011

As Bem-Aventuranças do Senhor

Significado de bem-aventurado: Muito feliz, todas as vezes que a biblia refere-se a alguém como bem-aventurado, está denominando-o feliz.

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Portanto, aquele que se tornar humilde
como este menino, esse é o maior no reino dos céus.  (Mateus 18.4)
Quando nos humilhamos diante de Deus, ele simplesmente não resiste à sinceridade do nosso coração. A humildade é o caminho para a felicidade, é a chave para a compreensão de todas as demais bem-aventuranças.

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Na minha angústia clamo ao Senhor, e ele me ouve. (Salmo 120.1)
Feliz é aquele que chora na presença de Deus e ora entregando seu coração ao Senhor, pois ele é o nosso consolador. O chorar na presença de Deus depende da humildade. A primeira bem-aventurança conduz à segunda.

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Mas os mansos herdarão
a terra e se deleitarão na abundância de paz. (Salmo 37.11)
Aquele que é manso abre mão de seu direito natural e do seu próprio desejo para satisfazer a vontade de Deus, a mansidão traz felicidade ao homem e derrota o acusador.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. (Salmo 119.1 e 2)
Ter fome e sede de justiça é ter vontade e o apetite de ser parecido com Jesus, estar próximo a Deus e encontrá-lo através de sua palavra, tendo, assim, experiências com Ele. Feliz é aquele que guarda as palavras de Deus no coração.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. (Mateus 6.14)
Misericordioso são aqueles que perdoam, tem a pratica constante de perdão, não ficam guardando magoas durante a vida, não hesitam em liberar perdão ao próximo. A misericórdia é o retrato de um amor leal, firme e fiel, por isso, agir com misericórdia leva a compreensão dos limites e falhas de uma pessoa, sem deixar de amá-la.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbio 4.23)
Jesus ensina-nos a perdoar qualquer ofensa e não guardar magoa, pois esta contamina o coração e destrói a vida. Todo cristão deve recusar tudo que contamina o coração, por exemplo: guardar magoa, falar palavrão, etc.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros. (Marcos 9.50)
O pacificador é reconhecido como filho de Deus, porque seus olhos se dirigem ás coisas boas que já existem ou ás que ainda vão existir, conseguindo enxergar os propósitos de Deus na sua vida e na vida dos outros. O pacificador tem os olhos de Deus e enxerga como Deus.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negar. (2Timoteo 2.12).
Somos perseguidos porque incomodamos o inferno, à medida que fazemos a vontade de Deus e vivemos de acordo com seus propósitos, tornando-nos amigos dEle e inimigos do diabo.
Feliz o perseguido, porque a cada perseguição sofrida, Deus nos recompensará nos céus.

Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.
Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 10.32 e 33).
Essa bem-aventurança é continuação da anterior: trata-se de não negar o nome de Jesus Cristo.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33
                            
Milene Oliveira

Nenhum comentário: