quinta-feira, 16 de junho de 2011

Conhecendo um pouco sobre seitas – Parte II (Espiritismo)



Histórico

Origem: Fundada por Margaret e Kate Fox
Local: Hudescille, EUA
Data: 31 de março de 1848

O espiritismo moderno surgiu em Hydesville, nos Estados Unidos, com as irmãs Margaret e Kate Fox. As primeiras manifestações aconteceram em 31 de março de 1848, quando o "espirito de Charles Rosna", assasinado com a idade de 31 anos, começou a se comunicar com essas irmãs através de estalidos de dedos e pancadas. Esses fatos foram amplamente divulgados e pouco depois, sessões espíritas eram realizadas por toda parte nos Estados Unidos e na Inglaterra. As irmãs Fox  passaram à história como fundadoras do espiritismo moderno.

Hippolyte Léon Denizard Rivail, nasceu em Lyon, na França, em 03 de outubro de 1804. Mudou-se para Yuerdum, na Suíça, onde estudou com Pestalozzi. Rivail formou-se em letras e Ciências e doutorou-se em Medicina.

Em 1855, Rivail assistiu a uma sessão na casa da Srª Plainemaison, onde presenciou "fenômenos" que o impressionaram muito. No dia 25 de março de 1856, numa sessão, Rivail recebeu, através de uma medium, a revelação de que certo espirito, que se chamou "a verdade". seria seu guia dali por diante. Mais tarde, foi revelada a Rivail a sua missão de divulgar a nova religião.Rivail descobriu também que os espiritos "a verdade" era na verdade o "Espírito Santo", o espírito da verdade que Deus prometera enviar.

Adotou o pseudônimo de Allan Kardec, que teria sido o seu suposto nome em uma encarnação anterior, na qual acreditava ter sido um druida.

Allan Kardec publicou vários livros, entre suas obras incluem: o livro dos espiritos, o evangelho segundo o espiritismo, a gênese, o céu e o inferno, o livro dos médiuns, o que é o espiritismo, obras póstumas.

Organizou ainda a sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em 01 de abril de 1958 e a revista espirita. Kardec faleceu em 31 de março de 1869, em face da ruptura de um aneurisma.

No Brasil, a primeira sessão espírita foi realizada por Luis Olimpio Teles de Menezes na noite de 17 de setembro de 1865, em Salvador, na Bahia. Em 1869, apareceu o primeiro periódico espirita, O Eco do Além-Túmulo, que teve pouca duração.

No Rio de Janeiro, o primeiro evento organizado surgiu em 02 de agosto de 1873 e era chamado de Sociedade de Estudos Espiriticos do grupo Confúcio. Mas tarde, em face das divisões internas, surgiram outros grupos.  Em 1883 fundada a revista reformador, que se tornou o órgão oficial da federação espirita brasileira, organizado no ano seguinte.

Atualmente, o espiritismo kardecista conta com aproximadamente 6,9 milhões de adeptos existem mais 5.500 centros espalhados por todo o território nacional.

O nome mais conhecido do espiritismo kardecista no Brasil é o do médium Francisco de Paula Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002) foi um médium e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo no Brasil.

O seu nome de batismo Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.

Em 1927,então com dezessete anos de idade, Francisco perdeu a madrasta Cidália, e se viu diante da insanidade de uma irmã, que descobriu ser causada por um processo de "obsessão espiritual". Por orientação de um amigo, Francisco iniciou-se no estudo do espiritismo. No mês de maio desse mesmo ano recebeu uma mensagem de "sua mãe", na qual lhe era recomendado o estudo das obras de Allan Kardec e o cumprimento de seus deveres. Em junho, ajudou a fundar o Centro Espírita Luiz Gonzaga, em um barracão de madeira de propriedade de um seu irmão. Em julho, por orientação dos espíritos, iniciou-se na prática da psicografia, escrevendo 17 páginas. Nos quatro anos subsequentes aprofundou-se na prática, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, ela somente tenha ganho maior clareza em finais de 1931. Desse modo, pela sua mediunidade começaram a manifestar-se diversos espíritos de poetas falecidos. Em 1928 começou a publicar as suas primeiras mensagens psicografadas nos periódicos O Jornal, do Rio de Janeiro, e Almanaque de Notícias, de Portugal.
O médium faleceu aos 92 anos de idade em decorrência de parada cardiorrespiratória no dia 30 de junho do ano de 2002.

Para efeito de estudo, podemos dividir o espiritismo da seguinte forma:

Espiritismo Comum: Quiromancia, Cartomancia, Grafologia, Hidromancia. Astrologia e etc.
Baixo espiritismo: Espiritismo Pagão, sem disfarce, inculto... encontramos nessa classificação: Vodu, Candomblé, Umbanda, Quimbanda, Macumba e outras manifestações.
Espiritismo cientifico: Também chamado Alto espiritismo. Aqui encontramos "sociedades" que se dizem filosóficas, teológicas, cientificas ou beneficentes. LBV, Ecletismo, Esoterismo, Teosofismo, Rosa-crucianismo e outros "ismos".
Espiritismo Kardecista: O espiritismo praticado no Brasil, baseado nas obras de Allan Kardec.

O que diz o espiritismo? O que diz a Bíblia Sagrada?

DEUS

A doutrina espírita acerca de Deus é ambígua, ora assumindo aspectos deístas, ora aspectos panteístas, ora confundindo-se com  a doutrina do Deus do cristianismo histórico. Mas basicamente ensinam que Deus existe, mas está longe demais e só se manifesta por meio de intermediários - "os guias".
Refutação - Deus é um ser pessoal, pois:
Ele fala:  ( Gênesis 1:3 - E disse Deus: Haja luz; e houve luz.)
Ele tem sentimentos:  I João 4: 8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Salmo 103: 8;13  - Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.
Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem.
Salmo 115:3 - Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
Ele é imanente: Jeremias 23:24 - Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.
Isaías 66:1 - Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?
O ÚNICO mediador entre Deus e os homens é JESUS CRISTO.
1 Timoteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
 
TRINDADE


O jornal espirita de março de 1953 diz: "a razão nos diz que Deus é um ser único, indivisível; que o Pai celeste é um só para todos os filhos do Universo".
Refutação: A Bilia, revela-nos um Deus trino, isto é, um Deus eternamente subsistente em três pessoas, iguais entre si em natureza, essência e poder.
Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 11:7 - Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
1 Timíteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.


JESUS CRISTO

A divindade de Cristo é negada pelas autoridades espiritas. Jesus é um homem que alcançou grande desenvolvimento espiritual.
Refutação: A divindade de Cristo é plenamente reconhecida pelo testemunho das Escrituras. Uma análise dos ensinos de Jesus a seu respeito mostra claramente que ele tinha consciência de ser Deus.
(João 1:1-3;18) - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
(João 8:58) - Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
(João 20:28) - E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
(Isaias 7:14) - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.


ESPÍRITO SANTO

Allan Kardec alegou ser o espiritismo a terceira revelação de Deus, o cumprimento da promessa feita por Jesus Cristo aos seus discipulos de enviar outro consolador.
Refutação: O Espírito Santo é apresentado na bíblia como uma pessoa e não como um sistema ou conjunto de ensinos.
O Espírito Santo possui intelecto - (Romanos 8:27) - E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
(1Coríntios 2:10) - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

O Espírito Santo possui vontade própria - (1Coríntios 12:11) - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
(Atos 16:6-7) - E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.
 O Espírito Santo possui sentimentos - (Efésios 4:30) - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
(Isaías 63:10) - Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.

Pode-se pecar contra o Espírito Santo - (Mateus 12:31-32) - Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.


COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS
 
Essa tese é um dos pilares do espiritismo. Essa comunicação pode dar-se espontaneamente ou através da mediação de pessoas especialemente dotadas de capacidade para este fim: os médiuns.

Refutação: Deus, na sua palavra, proibe explicitamente tal prática, por ser enganosa. A consulta aos mortos é condenada por Deus.
(Deuteronômio 18:9-12) - Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

A bíblia afirma que o homem deve morrer uma vez e ser julgado.
(Hebreus 9:27) - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

SALVAÇÃO
 
Crêem que se aperfeiçoam pela evolução espiritual através do sofrimento e das boas obras. O espiritismo ensina que quem possui a salvação a adiquiriu pelos próprios esforços em suas sucessivas existências.

Refutação: A salvação é pela graça de Deus.
(Efésios 2:8-9) - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Ele declara que fomos criados em Cristo para as boas obras.
(Efésios 2:10) -  Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Portanto, não somos salvos pelas obras, mas para as boas obras, as quais seguem a nossa fé em Cristo.
(Tiago 2:17-18) - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.


SÓ CRISTO PODE NOS SALVAR - (1Pedro 3:18) -  Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
(1Pedro 2:24) - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

EXISTÊNCIA EM DIFERENTES MUNDOS

 De acordo com a evolução de cada espirito, ele habita um mundo diferente.Usam João 14:2, onde Jesus diz que na casa do Pai há muitas moradas, como base bíblica para essa doutrina.

Refutação: A expressão de Jesus diz respeito a "muito lugar", mostrando a amplitude do reino de Deus, e não as divisões compartimentais do universo conforme pretendem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Glórias a Deus que alguem teve coragem para falar a verdade acerca deste assunto; leiamos o que está escrito em Isaias 8:19-22 Quando vos disserem: Consultai os que tem espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes;- não recorrerá um povo ao seu Deus? a favor dos vivos intorrogar-se-ao os mortos? À lei(antigo testamento) e ao testemunho (o evangelho )! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verá a alva (luz). E, olhando para a terra, eis que haverá angústia e escuridão, e serão entenebrecidos com ânsias e arrastados para a escuridão. Coitada dessa gente, é uma pena que só conhecerão a verdade tarde demais.
II Cor.11:14 diz:E não é maravilha, pois o próprio satanás se transfigura em anjos de luz, conforme a bíblia os "anjos de luz" que se manifestam no espiritismo são demônios, espíritos enganadores que arrastarão este povo para o inferno. Deus tenha piedade.