sábado, 9 de junho de 2012

Líder, atenção!


E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se
Jonas 1:1-4

Muitos conhecem a história de Jonas. O profeta de Deus que por um instante tentou se ausentar da presença do Senhor, eximindo-se de realizar a obra que Deus havia ordenado. Devido sua desobediência, não somente ele, mas todos que estavam com ele sofreram consequências!
Embora, temos muitas lições para aprender sobre a trajetória de Jonas, quero citar um detalhe que considerei muito interessante.
O comandante da embarcação não era profeta, não era filho de profeta, não estava incluso no plano que estava designado a Jonas, porém ele foi participante de um momento muito difícil ("Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se").
A bíblia diz no versículo 3 que Jonas "pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis".
O comandante daquele navio não quis saber quem era Jonas. Apenas vendeu um ingresso e permitiu que o mesmo se acomodasse em sua embarcação. No versículo 8, quando todos quiseram saber quem era Jonas e de onde viera, eles já estavam vivenciando um momento de perdas e o mar estava se embravecendo cada vez mais contra eles.

Levando em consideração o detalhe desse texto acerca do comandante do navio e não de Jonas, pergunto: Quanto custa ingressar no seu ministério (sua embarcação)? Basta cantar bem. e ele(a) já pode ser o líder do ministério de louvor? Basta saber falar com eloquência e já pode pregar nas reuniões à noite? CUIDADO!
Muitas igrejas estão vivendo perdas, muitas delas que poderão ser irreparáveis, simplesmente por considerar a aparência dos homens. Em 1Samuel 16:7 Deus adverte (...)porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes AFASTA-TE. 2 Timóteo 3:1-5

Antes de vender o ingresso da sua embarcação, procure saber quem é a pessoa que quer viajar com você. Assim, você poderá evitar possíveis transtornos!

Um comentário:

Pr. Edvaldo Brito disse...

Boa é esta palavra, verdadeiramente estamos vivendo estes dias; precisamos tomar muito cuidado com quem colocamos no altar das nossas igrejas para pregar. As ondas do modismo entrou nas igrejas, e muita gente esta aderindo para chamar a atenção dos incautos. Este alerta chega em boa hora. Deus abençoe em nome de Jesus.