segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A FÉ QUE SE VIVE


A FÉ QUE NÃO SE DEFINE, MAS QUE SE VIVE
Precisamos confiar.
Confiar em Deus é um exercício de aprendizagem. A tarefa é difícil porque vai contra a nossa natureza. Nosso negócio é confiar em nós mesmos.
Confiar em Deus é um exercício de entrega. E a entrega é uma admissão de incompetência. Antes, preferimos quebrar a cabeça até o fim, em lugar de renunciar ao controle. Orar é entregar. E não dá para conjugar os verbos controlar e orar ao mesmo tempo.
É por isto que confiar é sobretudo um exercício de fé.
"Fé" não é uma palavra fácil. Na Bíblia, ela tem várias dimensões. Uma delas está contemplada em Hebreus 11.1 ("A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos"). Esta é a fé-visão, a fé que vê Deus agindo antes de Ele agir.
No entanto, fé é mais que visão. Quando o apóstolo Paulo diz que vivemos pela fé (Romanos 1.17), destaca que somos aceitos na comunidade do amor de Deus para uma vida nova por meio da fé em Cristo como Salvador. Esta é a fé salvadora.
Precisamos também da fé-confiança, que desabrocha da fé salvadora e da fé-visão, para que possamos seguir o conselho bíblico: "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá" (Salmo 37.5).
Precisamos confiar.

Pr. Azevedo. Comentem!

Nenhum comentário: