quinta-feira, 24 de março de 2011

Somos todos iguais?



“E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.” 2Rs 5.1

Capitão, chefe, comandante ou como queiram designá-lo. Iniciou sua carreira militar num país emergente de conflitos constantes, e alcançou êxito quando lemos “capitão do exército”. Estudou nas mais renomadas escolas (costume dos povos antigos), aos pés de conceituados professores (uma vez que muitos eram separados para estudar nas escolas reais – Dn 1.3-5). Formou-se soldado e cresceu na escala hierárquica militar de seu país. Foi oficialmente reconhecido pelo rei e pelo povo quando lemos “de muito respeito”. Criou estratégias militares, preparou um forte exército, conquistou fama, combateu e venceu reis, povos e nações quando lemos “por ele o Senhor dera livramento aos sírios”. Retornou ao seu país como herói aclamado quando lemos “era este homem herói valoroso”, ganhou honrosas medalhas condecorativas. Em sua carreira militar conquistou fama, dinheiro, casamento, casas, servos e servas (versículos 2, 9 e 13). Remonta ainda em seu curriculum a vitória sobre Israel. Naamã ainda fora citado no discurso de Cristo em Lucas 4.27.
(...),porém leproso.

O "porém" deste texto, o "porém" da vida de Naamã, coloca à parte todas as qualidades que ele tinha, todas as conquistas, todas as menções honrosas, para falar de uma tragédia. Uma doença, que no ponto de vista humano não tinha cura.
Todo esplendor de Naamã era sugado pela lepra.
Sabemos quem é Naamã, lemos seu curriculum, ouvimos sua fama e percebemos onde o homem pode chegar. Contudo, havia uma “virgula” em sua história que o deixava igual a todos os homens. Frágeis, sujeitos a enfermidades, paixões, guerras e pelejas internas. Nada diferenciava Naamã dos demais, exceto seu curriculum que, não era suficiente para curá-lo. Todos são exatamente iguais uns aos outros: “pó, cinza e barro”. (Jó 10.9; 30.19; Sl 103.14)
Mas, embora aquela enfermidade fosse incurável para os homens, Deus poderia curá-lo. Todas as coisas são possíveis para Deus ( Lucas 1:37).
Um dos momentos que chama muito à atenção nessa história, é o momento em que a solução é apresentada a Naamã:
(2 Reis 5:2-4) - E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Observe que a menina sabia que existia solução para aquele caso. Aquela menina tinha fé em Deus. Note que ela foi o canal do milagre. A bíblia não diz o nome, de que família pertencia... Apenas que era uma menina da terra de Israel, que foi presa e estava a serviço da mulher de Naamã.
“Naamã era um grande homem diante do seu senhor (como diz o texto), e Deus usou uma pequena menina para dizer onde estava a solução”.
Deus curou Naamã. (2 Reis 5:14).

Te convido a tentar, ao menos por alguns momentos, a abandonar sua posição, descer do palco, deixar vaga sua cadeira de chefe, governador ou mesmo presidente, e despindo-se destas condecorações humanas chegar ao pés de JESUS CRISTO. Você experimentará algo singular e não existe palavra, frase ou sentença capaz de explicar tal experiência. Tente! Chegue a Deus hoje, e ele se chegará a vós.

Deus quer operar o milagre em você e através de você.

Nenhum comentário: