domingo, 22 de maio de 2011

Conhecendo um pouco sobre seitas – Parte I (Astrologia)




Origem: Caldéia
Data: Século VII A.C.
Histórico

A astrologia, no passado, já esteve relacionada à astronomia, no início dos seus estudos. A astrologia foi iniciada pelos sacerdotes Caldeus e o seu berço é a Mesopotâmia. Foram encontradas tabuinhas cuneiformes da época de Assurbanipal (668-626 a.C.), onde foram registrados oráculos astrológicos. Os oráculos estavam imbuídos de religiosidade, pois cada corpo celeste era tido como representante de um deus. Os caldeus divulgaram a crença da influência dos corpos celestes (astros) nas ações humanas.
Da Mesopotâmia, a astrologia passou para a Grécia. Os gregos aprenderam a prática da observação dos astros na Ásia Menos e Pérsia, com os discípulos de Zoroastro.
Os astrólogos egípcios também uma íntima união do conhecimento das leis que regem os movimentos celestes com uma série de crenças religiosas e mágicas influenciando o destino dos homens. Criam na influência dos astros sobre as diferentes partes do corpo.
Na China, a astrologia era conhecida há vários séculos antes de Cristo, tanto que Marco Pólo, em viagens, afirmou que havia mais de 5 mil adivinhos e astrólogos em Kambalu, China.
As práticas astrológicas foram trazidas para o Ocidente através das traduções latinas de textos arábicos baseados em outros textos gregos de 350-150 a.C. Na Europa, a partir do século 12, a astrologia passou a ser estudada nas escolas.
Foi durante a Renascença que surgiu o famoso astrólogo e Médico Michael de Nostre Dame, cuja principal obra intitula-se As Centúrias.
No século 17, pela primeira vez se constituíram pequenos telescópios manuais. O primeiro telescópio começou a ser usado em 1663.
Quando as descobertas dos primeiros astrônomos modernos, Galileu, Copérmico e Kepler, começaram a ser divulgadas, os homens mais cultos começaram a perder o interesse pela astrologia.
As práticas astrológicas foram-se restringindo às sociedades secretas, sobrevivendo através delas.
O século 19 pode ser considerado como o século antiastrológico, pois o racionalismo sufocou as predições astrológicas. A astrologia ficou restrita ao povo simples.
No início do século 20, os livros e revistas astrológicos começaram a se multiplicar, bem como o estudo da astrologia. Os alemães fizeram experiências e investigações com a astrologia entre as duas grandes guerras mundiais. Na década de 1930, dezenas de médicos alemãs estudavam astrologia.
No Brasil, em qualquer shopping Center das grandes cidades, computadores oferecem uma predição astrológica por um valor barato. Os livros sobre astrologia se contam aos milhares.

DOUTRINAS

Os signos possuem seus símbolos, ou seja, representações pictóricas. Cada signo significa um aspecto da vida do individuo.

1º Áries – Vida; marca o caráter e o aspecto físico.
2º Peixes – Desenvolvimento material, como crescimento e riquezas
3º Aquário – Irmãos e vizinhos
4º Capricórnio – Hereditariedade, parentesco, raça, pátria
5º Sagitário – Geração material, como filhos e prazeres
6º Escorpião – Desenvolvimento moral, felicidade, vocação
7º Balança – União como: casamentos, sociedades comerciais, sociais e políticas
8º Virgem – Obrigações materiais, como: conservação do corpo, decrepitude e morte
9º  Leão – Geração intelectual, como: religião, filosofia, viagens, sonhos
10º Câncer – Atividades, como: profissões, cargo, autoridade
11º Gêmeos – Associação material, como: lucros, amizades, relações humanas
12º Touro – Obrigações morais, como: inimizades, ciúmes, inveja

Os signos são distribuídos de acordo com os elementos da natureza:

Gêmeos, Balança, Aquário – do Ar
Touro, Virgem, Capricórnio – da Terra
Câncer, Escorpião, Peixes – da Água
Áries, Leão, Sagitário – do Fogo

O horóscopo é determinado de acordo com a posição dos astros e planetas dentro de determinada casa, no momento em que a pessoa nasce. Supõem ainda que os astros e os planetas sejam fontes de energia irradiada da Terra e cabe-lhes determinar essa irradiação.
Cada planeta reflete a qualidade do signo zodiacal onde está localizado e funciona de acordo com a posição das casas, Vênus na 10ª casa significa uma coisa, na 5ª casa significa outra.

O que diz as Escrituras Sagradas sobre a astrologia?
As referências encontradas na Bíblia Sagrada sobre a astrologia são realmente poucas e colocadas dentro do título geral de adivinhação, que é terminantemente proibida.
Deus falou ao povo de Israel contra essa prática que considerava como erro dos pagãos.

Se tal “ciência” fosse verdadeira, a Bíblia a apoiaria. Veja o que o profeta Isaías diz em tom de ironia:
(Deuteronômio 4:19) “Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”.

O rei Josias promoveu uma reforma religiosa onde proibiu tal prática:
(II Reis 23:5) “Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que queimavam incenso a Baal, ao sol, à lua, e aos planetas, e a todo o exército dos céus”.

Não são os astros que governam nossas vidas e sim Deus, que nos põe em contato com Jesus Cristo:
(João 15:5) Disse Jesus: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
(Provérbios 16:1) “Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua”.
(I Timóteo 2:5) ”Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”.

A astrologia é idolatria. E a bíblia nos recomenda a fugir da idolatria:
(I Coríntios 10:14) “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”.

A bíblia considera os magos como adivinhadores e falsos profetas:
(Deuteronômio 18:20-22) “Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
“Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele”.

(Deuteronômio 13:1-3) “Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;
“Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.”

Nenhum comentário: