quarta-feira, 4 de maio de 2011

Doutrina cbgpaz ( Batismo nas águas)



Batismo nas águas.
Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Sento. (Mt.28:19). O Senhor Jesus mandou que a sua igreja batizasse aquelas pessoas que cressem no seu nome.
1º- Significado: O batismo é uma manifestação externa de uma graça interna. É o testemunho público da fé que uma pessoa recebeu no Senhor Jesus Cristo. (Mc.16:16).
2º- Seu simbolismo: O batismo em águas simboliza
a ação purificadora do sangue de Jesus na vida do
salvo, ou ainda, o lavar regenerador e renovador pelo Espírito Santo no pecador perdido no ato da conversão. ( Hb.9:13,14;Tt3:5,6;Pe.1:2;Ez.36:25).
3º- Sua obrigatoriedade: O batismo é obrigado por ser uma ordenança do Senhor à sua igreja.(Mt.28:19) O candidato ao batismo deve voluntariamente decidir quando se batizar.(At.2:38;8:36,38;10:47,48).
4º- Maneira de realizar o batismo: Há uma divergência muito grande, no meio evangélico
quanto à maneira de realização do batismo. as mai-
ores polêmicas giram em torno da imersão e aspersão. Nós batizamos por imersão considerando que na análise dos textos bíblicos sobre o assunto, bem como no exemplo de João Batista no Jordão, quando
batizou o Senhor Jesus Cristo. A balança pende para o lado dessa forma de batismo, senão vejamos:
(a) Lembremo-nos de que o significado do batismo
é sepultamento de quem já morreu para o mundo e
ressuscitou para Deus, e não a purificação da carne, conforme esta escrito em (1º Pe.3:20-22).
OBS. Todos os atos de purificação na religião judaica, ainda que instituídos por Deus, e nos cerimoniais apontavam para Cristo e eram feitos por aspersão;( Lv.8:10,11;9:18;Nm.8:6,7) o que não tem nada a ver com o batismo do novo testamento.
(b) A carta aos romanos fala de forma explicita
sobre este assunto, mostrando que a forma de batismo aceita pela igreja de Jesus Cristo é a imersão,
pois, se representa sepultamento! ninguém é enterrado de pé, nem são lançadas algumas pás de areia sobre o defunto; logo a aspersão é descartada (Rom.6:3-5;Col.2:11,12).
5º- Em nome de quem deve ser realizado: O batismo deve ser realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, isto é, em nome da santíssima trindade, conforme ensino de nosso Senhor Jesus, encontrado em (Mt.28:19,20) Em nome do SENHOR JESUS CRISTO.( Senhor= Jeová, o Pai; Jesus= Salvador, o Filho; Cristo= ungido,o Espírito)
6º- Por quem deve ser ministrado: O batismo deve ser ministrado por um ministro evangélico,credenciado por Deus e por sua igreja;lembremo-nos
que a ordem de batizar aos que cressem foi dada aos apóstolos, ministros convocados para pregarem o evangelho e realizarem atos pastorais. Foi o caso de Filipe que era diácono e evangelista, como nos mostra os textos. ( At.6:5,6;21:8).
7º- Quem deve ser batizado? O batismo deve ser ministrado naquelas pessoas que crêem no Senhor Jesus como único, suficiente e eterno salvador. ¨... Eis ai água; o que impede que eu seja batizado? E Filipe disse: É lícito se creres de todo coração. E respondendo ele disse: creio que Jesus Cristo é o filho de Deus, e Filipe o batizou... (At.8:36)
Veja também o caso do carcereiro que foi batizado logo após aceitar a Jesus como salvador pessoal.(At.16:30-33;8:12,13).Pessoas adultas,conscientes que são pecadoras e arrependidas.(At.2:38). Obs. O batismo de crianças é heresia!
8º- Quantas vezes o crente deve ser batizado? Conforme o texto na carta de Paulo à igreja em Éfeso, no cap.4:5 diz: Há um só batismo; existem lideres que não aceitam o batismo realizado em outras denominações, que não a sua, por isso exige que a pessoa reconciliada ou oriunda de outra denominação seja batizada pela segunda vez. Isto é
errado, pois o batismo não é nesta ou naquela denominação; e sim em Cristo, conforme (Gl.3:27), portanto uma vez batizado; batizado até o encontro glorioso com Cristo.Amém!!
9º- Finalidade: O batismo tem as seguintes finalidades: (a) Obedecer uma ordem deixada pelo Senhor Jesus. (b) Testemunhar publicamente da nova vida do salvo. (c) Unir o novo crente a igreja local e visível. O batismo une o crente a igreja local e visível, habilitando-o a participar da santa ceia, bem como, atribuindo-lhe os direitos e as responsabilidades inerentes a esta união.(Mt.28:19,20;At.2:41).
Disse Jesus: Quem crer e for batizado será salvo.

Nenhum comentário: